Rastreador via satélite SPOT, eficiência que compensa

Na net, muitas das vezes quando não estou trabalhando, passo o tempo a pesquisar outros blogs, entre eles estão os dos  contrutores, do pessoal que mora a bordo, dos outros que estão dando uma voltinha pelo mundo, velejando, vivendo um sonho, se descobrindo.. , em cada um tiro uma aprendizagem e outra…

Mas muito interessante, é a forma que eles descobriram de que mesmo estando no meio do mar, sem muitas alternativas de atualizar os seus blogs  eles ainda conseguem passar uma informação segura que é a sua posição no globo terrestre através do SPOT, um aparelho rastreador via satélite.

Eu adorei acompanhar o pessoal do Maracatu na viagem no trawler Ferrara, depois o casal Dorival e Catarina do Luthier na Volta do Atlântico, chamava minha esposa e tudo para mostrar-lhe onde estavam naquele momento… estavam lá no azul do marzão de nosso Deus… . então é ai que entra o que eu queria deixar aqui hoje, o Rastreador Pessoal SPOT não é “perfumaria” e sim um item a ser levado em consideração pela sua eficiência.

A REFENO esse ano traz uma novidade e pesquei essa informação do blog do Maracatu: “Será obrigatório a todos os barcos não classificados como Navegação Oceânica (Mar Aberto) que estejam equipados com um rastreador por satélite, com a função de rastreamento funcionando (isto significa ter feito a assinatura do serviço). Pra quem não possui o equipamento a organização da regata está disponibilizando 50 SPOTs (ao custo de R$ 450,00). A boa nova é que os comandantes que possuírem em seus barcos balsa de salvatagem e/ou rádio SSB, receberão uma bonificação de R$100 por cada equipamento”

Segundo o site 360graus  

“O SPOT é ideal para atividades ao ar livre, viagens, expedições, ecoturismo e esportes de aventura, como trekking, escalada, corrida de aventura, mountain bike, remo, canoagem, iatismo, pára-quedismo, balonismo, entre outros.Subestações de energia, plataformas de petróleo, mineradoras, operadores logísticos, trabalhadores rurais, transportadores marítimos e barcos pesqueiros complementam o grupo de consumidores que podem se beneficiar do serviço oferecido pela Globalstar do Brasil.” 

E mais, além de suas funções básicas de rastreamento e envio de mensagens, o SPOT permite contatar, em situações de emergência, uma Central de Atendimento responsável por notificar autoridades capazes de providenciar o resgate.

Ele é  leve e robusto, projetado para situações extremas de temperatura e choque, com diversas aplicabilidades em terra, no ar e na água, já que é à prova d’água e flutua.

Conheça um pouco sobre esse aparelhinho 

É  o único rastreador que permite ao usuário enviar mensagens pré-cadastradas com as coordenadas de sua localização para e-mails e celulares de uma lista de contatos pessoais, mesmo onde não há cobertura de rádio ou de telefonia celular. Onde quer que o usuário esteja e na hora em que desejar, seus contatos poderão visualizar sua posição e rota pelo Google MapsTM.

Além de suas funções básicas de rastreamento e envio de mensagens, o SPOT permite contatar, em situações de risco, uma Central de Atendimento de Emergências responsável por notificar autoridades capazes de providenciar o resgate, apenas com o clique de um botão. Conheça mais detalhadamente as funções:

Estou Aqui! – Avisa a contatos pré-cadastrados pelo usuário onde ele está e que tudo está ok.

Com um simples toque no botão de OK, o SPOT envia uma mensagem informando seus contatos de sua exata localização. Esta mensagem pode ser configurada na conta do usuário.

Ajuda – Solicita ajuda a contatos pré-cadastrados e envia as coordenadas de sua exata localização.

O SPOT envia uma mensagem a cada 5 minutos durante uma hora ou até que o usuário cancele a função.

Alerta 911 – Notifica uma Central de Atendimento de Emergências, possibilitando o envio de autoridades locais para onde o usuário estiver.

O SPOT envia uma mensagem a cada 5 minutos até que o usuário cancele o envio ou até que a bateria acabe.

Siga-Me – Envia as coordenadas do usuário e possibilita salvar a localização, permitindo que os seus contatos acompanhem sua rota através do Google Maps™.

O SPOT envia uma mensagem a cada 10 minutos durante 24 horas ou até que o usuário cancele a função.

Mas que um simples rastreador ele salva vidas, pense nisso.

No meu veleiro, é claro… vai ter um!!

E no seu?

Anúncios

2 comentários sobre “Rastreador via satélite SPOT, eficiência que compensa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s